segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como evitar acidentes domésticos com idosos

Por Carlos Alberto de Sousa - Caco
 
Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos.
E o mais espantoso é que 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura.
A maior parte desses acidentes (46%) acontece no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite.
Há ainda a agravante de que a recuperação do idoso é mais difícil, e durante a convalescença ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações.
A boa notícia é que a prevenção é simples e implica apenas a mudança de alguns hábitos.
Logo com algumas modificações podemos tornar as casa mais seguras e ajudar a proteger nossos idosos.
Lá vão as dicas:
1. A cama não deve ser muito alta. Deve ter uma altura entre 50 e 55 centímetros, para que a pessoa possa firmar bem os pés antes de se levantar.
2. Os interruptores precisam ficar ao alcance da pessoa na cama para que ela não tenha que se movimentar no escuro antes de acender a luz.
3. O piso precisa ser antiderrapante e os tapetes fixos no chão.
4. Barras de apoio no banheiro tanto no vaso como dentro do “Box” são fundamentais para se evitar quedas.
5. Os degraus devem ser substituídos por rampas de inclinação leve. Toda escada tem que ter corrimão e proteção antiderrapante.
6. As tomadas devem ficar na altura dos interruptores para evitar que as pessoas tenham que se abaixar muito para alcançá-las.
7. Os móveis devem ser adaptados para serem de fácil alcance e de cantos arredondados. Os sofás devem ter braços largos para ajudar os movimentos de se levantar e se sentar.
8. As prateleiras não devem ser nem muito altas ou baixas para evitar que a pessoa tenha que se esticar ou abaixar para pegar algo.
Medidas preventivas na organização da casa, melhora na disposição dos móveis e de utensílios estão entre os cuidados que podem evitar que os pequenos se envolvam em problemas.
Nossos pensamentos e nossas idéias são jovens, mas nosso corpo tende a não acompanhar essa juventude, por isto todo cuidado é pouco”.

Carlos A Sousa – Caco é Diretor da SMSU/Poá

Nenhum comentário:

Postar um comentário